Hoje queremos que conheça este guia básico para comprar botas de homem. Este tipo de sapato é ideal para as estações de outono e inverno, para que você possa se preparar e descobrir detalhes sobre ele, para que, com todas as informações em mãos, possa tomar a melhor decisão de compra. Continue lendo e anote nossas dicas.

História das Botas

Podemos começar por relembrar a história deste tipo de calçado. Sua principal função é cobrir o pé e o tornozelo, embora algumas cubram boa parte da perna até o joelho. A maioria das botas tem salto, as botas de mulher podem ser mais altas.

As botas de homem são tradicionalmente feitos de couro ou plástico, mas existem muitos outros materiais disponíveis que mencionaremos mais adiante. As botas nasceram com uma certa funcionalidade, para proteger os pés e as pernas da água (chuva), frio, lama e outros problemas (botas de trabalho).

As primeiras botas nasceram para proteger melhor o tornozelo do que os sapatos ou sandálias da época. Eles tinham os três elementos separados, perna, sola e língua. Em 1000 aC, os três componentes foram permanentemente unidos para formar uma unidade, que geralmente cobria a perna até o joelho.

Acredita-se que as botas de couro macio tenham sido usadas por nômades do leste asiático, que as trouxeram para a China, Índia e Rússia. Isso aconteceu entre 1200 e 1500 aC.

Embora, do outro lado do mundo, no Alasca, os nativos também tivessem que desenvolver botas de inverno, eles usavam peles e davam toques decorativos.

Então, no século 17 na Europa, as botas de homem começaram a ser influenciadas pelo estilo militar, a intenção original era proteger os pés dos militares que andavam a cavalo.

Usos práticos de botas

Em geral, as botas são projetadas para caminhar em condições climáticas adversas, como neve, chuva ou lama. Basicamente para isso foram pensadas, as costuras destas, seja para materiais como tecido, plástico ou couro, são bem apertadas, para que nada passe até o pé.

Embora nem todas as botas e botins sejam impermeáveis, hoje existem muitos modelos criados para fins estéticos e não práticos. Ou seja, há uma ideia geral de que as botas são sempre impermeáveis, mas as que você costuma comprar nas lojas podem levar um pouco de chuva, mas se você mergulhar o pé na neve ou na água, acabará molhado.

Existem botas de homem que são totalmente impermeáveis. Mas estas são geralmente mais caras e são recomendadas principalmente para pescadores, alpinistas e pessoas que estão realmente expostas a condições extremas.

Outras botas são feitas especialmente para o trabalho, são isolantes, têm biqueira de ferro e são altas, com salto grosso de borracha.

Há também botas para desportos específicos, como hipismo, esqui, snowboard, patinagem, boxe, entre outros.

Ao usar as botas, independentemente da finalidade, deve-se usar meias, assim evitará a formação de bolhas ou escoriações. Além disso, as meias permitem que você absorva o suor do corpo.

Guia básico para comprar botas de homem

Como você já deve ter notado, há muita informação sobre botas de homem. Por isso quisemos fazer-lhe este resumo, para que na hora de comprar possa tomar uma decisão com toda a informação à mão. Aprenda sobre estilos, materiais, saltos, solas e muito mais.

Tipos de botas para homens

Antes de sair para comprar um par de botas, você deve saber bem como elas são classificadas. Assim você identificará seu estilo mais facilmente.

Chelsea: são um tipo de bota versátil, sem trança, têm elásticos nas laterais do tornozelo, por isso é muito fácil de calçar. Eles foram popularizados por membros dos Beatles nas décadas de 1960 e 1970. Eles recentemente voltaram à moda. As botas Chelsea para homem são um clássico e devem estar no seu guarda-roupa, pois adicionam muito estilo às suas combinações.

 

Chunkka: é um modelo de bota muito casual e versátil, são na altura do tornozelo, abertas com três ilhós de renda. Eles são feitos de couro e foram usados ​​pela primeira vez por soldados britânicos durante a Segunda Guerra Mundial. A essa altura, os soldados britânicos precisavam de calçados com boa aderência no terreno desértico da África, daí as solas de borracha. Eles também tinham que ser leves e evitar que a areia entrasse. Eles trazem muito estilo nos meses mais frios. São um sapato ideal para ir trabalhar.

 

Sapatos sociais: são muito parecidos com os sapatos sociais masculinos tradicionais, mas no tornozelo, com atacadores finos. Existem muitos modelos que podem ser incluídos nesta categoria. Ao comprá-los, você deve pensar mais no estilo do que na funcionalidade. É preciso ter cuidado ao escolher botas de homem para ocasiões formais, pois geralmente não são a melhor opção.

 

Brogue: É um tipo de sapato grosso e tem um estilo clássico de couro. Eles são muito masculinos e inicialmente usados para atividades ao ar livre. Aos poucos eles foram incluídos em looks casuais e são ideais para o inverno. Você pode usá-los com calças ou jeans, mas evite smokings, especialmente se eles tiverem sola de borracha. Essas geralmente têm ponta asa, é uma ponta estilo W. Um exemplo é esse modelo de bota Clarks.

 

Mais estilos de botas de homem

Monk: são um estilo de botas semelhante aos mocassins do tipo monge, são inspirados neles. Eles são feitos de couro, com fivelas nas laterais ou na parte superior. Além disso, são confortáveis, elegantes e fáceis de colocar. Por outro lado, podem ser encontrados como botas ou botins de homem e quando combinados com jeans dão um toque elegante

Desert: se procura botas ou botins de homem para a primavera, estas são a melhor alternativa. Eles têm linhas simples, com rendas e você pode combiná-los com um fato para ocasiões que não são formais. São confortáveis ​​e versáteis, sendo os mais populares a camurça.

 

Desportivos: até agora falamos de botas masculinas, mas também encontramos botas desportivas. Embora a sua origem seja nos tribunais, a verdade é que agora são utilizados em qualquer ambiente onde não seja necessário vestir formalmente. Eles são populares especialmente entre os jovens e têm um ar universitário.

 

Militar: seu nome deixa claro qual é a origem desse tipo de bota, que também responde à designação de tática. A moda urbana adaptou-os ao seu estilo, mantendo as suas características básicas, como os reforços na biqueira e no calcanhar.

 

Trabalho: As botas de trabalho são sólidas, fortes e duráveis, com acolchoamento no tornozelo e sola grossa de borracha. Alguns têm uma ponta de ferro. Seu objetivo é proteger aqueles que os utilizam durante seu trabalho. Em geral, as características dessas botas são adaptadas ao tipo de comércio que a pessoa faz.

 

Cowboy: Estas botas são originárias do Texas, Estados Unidos. São funcionais para quem trabalha em suas fazendas, mantêm os pés protegidos ao andar a cavalo ou ao caminhar pela terra. Mas, eles não se limitam ao uso de jeans, hoje são um ícone da moda.

 

Montanha: são as botas mais resistentes e técnicas. Embora tenham sido projetados para proteger os pés em condições extremas, hoje existem muitos modelos que são usados ​​na cidade.

 

Classificação de saltos de Botas

Cubano: é um salto de 51 milímetros. Seu nome não corresponde a quem o popularizou, estavam na moda principalmente nos anos 70, eram usados ​​pelos Beatles e John Travolta, ícones da época.

Baixo: o salto baixo é de 25 milímetros, quadrado, segue o formato do restante da sola do sapato. É o mais recomendado nas opções de botas monge e vestido por ser mais elegante.

Cowboy: Eles têm um pequeno ângulo de trás para frente, geralmente 38 milímetros. Eles são os que comumente vemos em botas de cowboy.

Para caminhar: Eles também têm um certo ângulo, o salto deste é semelhante ao anterior, mas é um pouco mais baixo.

 

Tipos de sola de Botas

Ao escolher as botas de sua preferência, você também deve considerar o tipo de sola que mais combina com você.

Comando: É uma sola de borracha maciça, projetada para ter maior aderência e durabilidade. Eles são perfeitos para botas de trabalho, mas também para botas casuais. Este tipo de sola foi inventado em 1935 por Vitale Bramante, fundador da Vibram.

Crepe: são solas mais macias, com textura menos marcada, são muito comuns no modelo de botas Chukka. Eles são feitos de látex natural coagulado que é passado por um rolo chamado creper, daí seu nome. A versão sintética destes é bastante comum.

Dainite: eles devem seu nome ao fato de terem sido inventados pela empresa britânica Dainite. Eles são feitos de borracha, mas possuem pequenas tachas, isso ajuda a manter a aderência e o conforto. Evita que sujeira e lama grudem na sola.

Couro: é o tipo original e clássico de sola para sapatos sociais masculinos, é usado há milhares de anos. Permite que a sola seja baixa e mais elegante. Se você se expor muito a climas úmidos com o tempo eles perdem a aderência e a sola se deteriora, é o processo normal do couro.

Cuidados a ter na hora de comprar botas

As botas, como dissemos, são ótimas para o outono e inverno, são divertidas, estilosas e confortáveis. Mas, ao escolher um, você deve ter certeza de que está fazendo certo. E assim você não acaba com um visual errado.

Para homens de menor estatura, as botas serão uma excelente companhia, pois permitirão subir alguns centímetros, graças ao salto. Embora não exagere nisso, procure os saltos corretos para você, leve em consideração os tipos que mencionamos em uma das seções anteriores.

Escolha as botas dependendo da ocasião para a qual você as usará. Por exemplo, não é recomendado usar botas de trabalho para um encontro. Também não é ideal usar botas Chelsea se estiver nevando. A funcionalidade é importante na hora de comprar.

Se o seu orçamento permitir um único par de botas, o chunkka será a melhor opção para o outono e inverno.

Se você gosta de ousar com a moda, não exagere. É preferivel botas das cores tradicionais, e se comprar algum tipo cowboy, que não tenham mais que duas cores. Já discutimos os tipos de solas, não subestime a importância delas, escolha bem dependendo de suas necessidades.

Como usar botas de homem de acordo com o tipo de corpo?

Nem todos os homens têm as mesmas pernas, portanto, os diferentes estilos de botas não parecem iguais em cada caso.

Se você tem pernas longas e finas, procure volume. Uma alternativa é usar botas que você pode usar por cima das calças. Pelo contrário, se forem largas, a melhor alternativa é que a cor do calçado combine com a da roupa.

Se você tem pernas curtas ou baixa estatura, evite criar um contraste entre suas botas e calças. O efeito que isso causará é que encurtará ainda mais as pernas. Se forem largas, mantenha as botas por baixo das calças.

Erros ao usar botas de homem

Apesar de ser um sapato muito versátil, já vimos homens com botas que não ficam bem. A que se deve? Podem ser alguns erros de moda e estilo como os que vamos citar aqui.

Antes de mais nada, vamos falar sobre higiene. É necessário saber limpar as botas de acordo com o tipo de material e fazê-lo regularmente. Nesse sentido, você não deve usar sapatos que não estejam limpos.

Se você usa botas para trabalhar, é muito provável que elas tenham manchas, poeira ou lama, nesse caso, você não deve usá-las posteriormente em uma reunião social.

Quanto à combinação de roupas com botas, um dos erros é usar o comprimento errado da calça. Para acertar, certifique-se de que a calça não chega ao tornozelo, para que o corte superior do sapato possa ser visto um pouco.

Você também deve cuidar da proporção entre os sapatos e as calças para que os pés não pareçam muito grandes ou muito pequenos.

Com este guia para comprar botas de homem, você pode tomar a melhor decisão na hora de escolher um par para as próximas estações. Lembre-se que é importante que você se sinta confortável com os sapatos, procure aqueles que ficam bem e que lhe sirvam bem. Quais modelos de botas você prefere? Com que roupa você os usa?